Onde há fumaça há fogo

 

 

Muitos de nós temos crido e praticado alguns chavões, para sair de determinda situação, ou mesmo para expressar uma idéia, ou ilustrar um caso qualquer. Na verdade muitos dos adágios passaram a ser quase parte da fé, são quase “biblicos”, e às vezes não nos damos conta  do que eles realmente podem significar.  Não é de nosso interesse estabelecer uma lista deles, mas sim de refletirmos que nem tudo o que é popular é autêntico, a exemplo se dizia: a boca do povo é  a boca de Deus! Será mesmo? 


Onde há fumaça há fogo. Que conexão existe entre a fumaça e o fogo. Pode haver fogo sem que haja fumaça e ou as vezes também termos fumaça sem o fogo. Principalmente fogos artificiais, não deixam pistas alguma, nem causam pânico. Mas o simbolismo deste dois componentes é patente: ninguem é acometido de um erro (pecado) da noite para o dia; como numa parabola, primeiro a fumaça (comentários) depois as faiscas (afirmaçoes) e por fim o fogo (o ato).


Nosso grande desafio é a credibilidade da fumaça.


É certo que o pecado é primeiro concebido, e engodado, e por último gerado. Mas nos tempos Bíblicos pecados eram revelados pelo Espirito Santo, e não por um tribunal popular como o fazemos hoje, além disto muitas das acusações feitas hoje, têm como caráter primário um desejo pessoal por títulos, ou um sentimento de vingança e etc.


Se este conceito for credível, isto é, onde há fumaça há fogo, teremos que aceitar a hipótese de que Jesus deve ter cometido algum ato ilícito, pois não há ninguém neste mundo que tanta fumaça causasse como Ele. O acusaram  de tudo o que se possa imaginar,  mas nunca houve um sequer fogo de pecado N´Ele, Jesus nunca se intoxicou com os ares de fumaça a sua volta.


Ao invés de onde ha fumaça há fogo, por que não este; Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se. (Mateus 10:26)


Espero que esta mensagem apague o ardor que consome o interior de muitas pessoas, que sofrem acusaçoes, e faça refletir os repóteres espirituais da igreja de Cristo, disceminadores de más noticias. Deixemos Deus tomar o seu lugar.


 A glória de Deus está nas coisas encobertas; mas a honra dos reis, está em descobri-las. (Provérbios 25:2)

 

 

 

                                                                          Silvio R. Tomas